quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Afinal, o salário é motivador?

Comentário do artigo "Afinal, salário é fator motivador?"
Bem, salário, a prática de reconhecimentos e outras premiações materiais são, a princípio, são bons estimuladores, impulsionadores da conduta. Isto não diz respeito a motivação.
As Teorias Psicológicas mais consagradas definem Motivação através de comportamento autônomo/autogovernado, persistente e sempre voltado para finalidades bem específicas. Dessa forma, essas atuações diferem das ações triviais e cotidianas - aquelas reativas que surgem pela influência dos estímulos do meio ambiente e que perduram enquanto houver a presença desses reforçadores.
Esta é a distinção básica entre Motivação e Condicionamento!
A procura pelos "fatores ou motivos intrínsecamente motivacionais" é um grande equívoco. Pois, motivos apresentam uma natureza social e, portanto, são relativos porque subjetivos.
Não há uma relação direta entre valores e motivação. Valores funcionam apenas como norteadores da conduta.Assim, dinheiro e outros reforços incitam as ações condicionadas em graus variados. Isso é o que entendemos por sistemas de reforçamento.
Já, a Ciência Análise do Comportamento, tendo como o Behaviorismo sua base filosófica, só admite a existência da Motivação em relação as necessidades fisiológicas, tais como fome, sede, sono, etc. Os demais motivos, são compreendidos como Reforçadores Sociais Aquiridos, apenas.
Obrigada,
Angela Paes!



http://www.partes.com.br/ed45/artigosemrh2.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário